Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Um ano em Marte: NASA está a recrutar para missão simulada de um ano

Em preparação para os desafios reais em futuras missões, a NASA vai estudar como voluntários altamente motivados respondem a simulação de longa duração.
Correio da Manhã 11 de Agosto de 2021 às 18:21
Modelo Mars Dune Alpha, onde as equipas vão viver no ambiente que simula Marte
Modelo Mars Dune Alpha, onde as equipas vão viver no ambiente que simula Marte FOTO: NASA/ICON

A NASA está a procurar candidatos para participar como membros de uma equipa na primeira missão que simula, durante um ano, a vida em Marte. O anúncio foi feito esta semana. A data ainda não está marcada, mas a experiência vai começar no outono de 2022.  

A missão simulada tem como objetivo produzir pesquisa para desenvolver métodos e técnicas para prevenir e resolver potenciais problemas em futuras explorações humanas ao espaço, tanto a Marte como à Lua.

Cada missão vai ter uma equipa composta por quatro membros, que vão viver num módulo chamado Mars Dune Alpha, que tem cerca de 500 metros quadrados. O ambiente vai simular os desafios de vive em Marte, incluindo a limitação de recursos, falhas de equipamentos e atrasos na comunicação.

Fazer caminhadas espaciais simuladas, pesquisa científica, utilizar a realidade virtual e comunicar com o exterior são algumas das tarefas que as equipas vão experienciar.

"O voluntário é fundamental para testar soluções que respondam às necessidades complexas da vida na superfície de Marte", explicou Grace Douglas, cientista-chefe da NASA. "As simulações na Terra vão ajudar-nos a compreender e combater os desafios físicos e mentais que os astronautas enfrentarão antes de partir", acrescentou.

Os candidatos têm de cumprir os requisitos definidos pela NASA. Só são aceites cidadãos saudáveis, americanos ou com residência nos Estados Unidos, não fumadores. Devem ter idades compreendidas entre os 30 e 55 anos e um bom nível de inglês. Além disso, é necessário um mestrado em áreas relacionadas com a ciência, tecnologia, engenharia ou matemática e uma experiência profissional de, pelo menos, dois anos.

 

Marte NASA simulação ciência e tecnologia
Ver comentários