A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informou que recebeu esta segunda-feira os resultados finais dos testes à covid-19 a todos os trabalhadores e reclusas de Tires.
"Estes resultados permitem dizer que no Estabelecimento Prisional de Tires há 148 reclusas positivas à covid-19, duas crianças que se encontram com as suas mães e oito trabalhadores (cinco guardas prisionais, dois profissionais de saúde e um auxiliar de cozinha de empresa externa)", adianta um comunicado do MJ.
O surto no estabelecimento prisional de Tires, uma prisão feminina, foi conhecido na sexta-feira passada, quando foram tornados públicos 121 casos positivos de covid-19 depois de terem sido testadas 320 reclusas, sendo o primeiro surto registado numa prisão em Portugal desde o início da pandemia.
Segundo o comunicado do MJ, "as reclusas positivas, genericamente assintomáticas, foram afetadas a um Pavilhão do Estabelecimento Prisional de Tires onde permanecerão em isolamento, separadas da restante população prisional, e sob vigilância e acompanhamento, permanente (24 horas), de pessoal clínico do Hospital Prisional que foi para o efeito convocado".
"As duas crianças que acusaram positivo, e se encontram assintomáticas, estão na companhia das mães neste pavilhão que foi destinado ao acompanhamento e vigilância médica dos casos positivos à Covid 19, tendo igualmente seguimento pediátrico", acrescenta-se.