Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Outono chega com treze distritos sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva e trovoadas

IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando gradualmente períodos de maior nebulosidade a partir do meio da manhã.
Lusa 22 de Setembro de 2021 às 07:25
Portugal, covid-19, chuva
Portugal, covid-19, chuva FOTO: Getty Images
Treze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, anunciou esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes, e trovoadas frequentes e dispersas.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo para aqueles 13 distritos vai estar em vigor entre as 09h00 e as 21h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quarta-feira, dia em que tem início o outono, céu pouco nublado ou limpo, apresentando gradualmente períodos de maior nebulosidade a partir do meio da manhã.

A previsão aponta também para aguaceiros a partir da manhã, mais frequentes e intensos no Algarve, com possibilidade de trovoadas em especial no Sul, e vento mais intenso nas terras altas.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima em alguns locais e pequena descida da máxima no Algarve e Baixo Alentejo.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 18 (na Guarda) e os 28 (em Évora, Beja, Lisboa e Santarém).

De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio de outono começa hoje às 20h21.

Esta estação prolonga-se até ao dia 21 de dezembro às 15h59, dando início ao inverno.

Ver comentários