Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Alerta vermelho para tempo quente nas montanhas da Madeira até terça-feira

Serviço de Proteção Civil da Madeira recomenda à população que adote comportamentos e medidas de prevenção.
Lusa 15 de Agosto de 2021 às 18:19
Calor em todo o país
Calor em todo o país FOTO: Getty Images
O aviso vermelho para tempo quente nas regiões montanhosas da ilha Madeira foi prolongado até às 18h00 de terça-feira, indicou este domingo o Serviço Regional de Proteção Civil, alertando para o risco de ocorrência de incêndios rurais.

As costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo encontram-se sob aviso laranja, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à "persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima", que poderá atingir 35º graus centígrados.

Já as regiões montanhosas estão desde as 09h00 deste domingo sob alerta vermelho, que inicialmente estaria em vigor até segunda-feira, mas que foi agora prolongado até às 18h00 de terça-feira.

O tempo quente deverá, contudo, manter-se no arquipélago até quarta-feira, 18 de agosto.

O vento, em geral de leste/nordeste, será temporariamente moderado (até 30 quilómetros/h), com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora, sendo que, no Funchal, os maiores valores da intensidade deverão registar-se entre o fim da tarde de segunda-feira e o início da manhã de terça-feira.

Face às condições meteorológicas previstas, o Serviço de Proteção Civil da Madeira recomenda à população que adote comportamentos e medidas de prevenção, no sentido de evitar a ocorrência de incêndios.

IPMA Instituto Português do Mar e da Atmosfera meteorologia
Ver comentários