Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Papa vem a Portugal em agosto de 2023, revela Marcelo Rebelo de Sousa

Nas duas primeiras visitas oficiais do segundo mandato, o Presidente da República esteve no Vaticano e em Espanha.
Secundino Cunha 13 de Março de 2021 às 09:17
Marcelo foi recebido pelo Papa Francisco e falaram sobre a visita do líder da Igreja Católica a Portugal em 2023
Marcelo foi recebido pelo Papa Francisco e falaram sobre a visita do líder da Igreja Católica a Portugal em 2023 FOTO: Lusa
Lisboa e Fátima serão as paragens do Papa Francisco quando, em agosto de 2023, visitar Portugal para o encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude. A confirmação foi dada esta sexta-feira pelo próprio líder da Igreja ao Presidente da República Portuguesa.

"Falámos da sua visita a Lisboa, em 2023. A Lisboa e Fátima, disse, de imediato, o Papa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, após o encontro com Francisco, na primeira visita oficial do segundo mandato, e antecedendo a passagem por Madrid, onde se encontrou com o Rei de Espanha, Filipe VI.
A vontade do Papa de visitar, além de Lisboa, onde decorrerão as Jornadas Mundiais da Juventude, o Santuário de Fátima tem, naturalmente, a ver com a receção de que ali foi alvo, em maio de 2017.


Francisco deverá estar em Portugal entre 11 e 13 de agosto, aproveitando para participar na procissão do dia 12, em Fátima, já que esse foi, em 2017, o momento que mais impressionou o papa. O reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, já se regozijou com esta possibilidade, de o Papa Francisco visitar pela segunda vez, em apenas cinco anos, a Cova da Iria.

PORMENORES
Oito anos
Francisco celebra este sábado oito anos de pontificado. Jorge Bergoglio foi eleito Papa ao final do dia de 13 de março de 2013.

Duas visitas
Portugal será o segundo país com duas visitas de Francisco. Só repetiu Cuba, para reunir com o Patriarca de Moscovo.

Vem a Lisboa
Na visita de 2017, o Papa não passou por Lisboa. Aterrou na base aérea de Monte Real e foi diretamente para Fátima.
Ver comentários
}