Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Espanha quer compra conjunta de reserva de gás para a Europa baseada no modelo de vacinas Covid

Intenção do presidente do governo espanhol foi feita em encontro na Galiza na presença de António Costa.
Correio da Manhã 1 de Outubro de 2021 às 13:35
Pedro Sánchez
Pedro Sánchez FOTO: Direitos Reservados
O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, sugeriu esta sexta-feira a compra compra de uma reserva estratégica de gás para a Europa. "Se funcionou com as vacinas [contra a Covid]...", Sanchez sugere que o mesmo princípio pode ser aplicado à energia.

As declarações surgiram à margem do Fórum La Toja, que arrancou esta quarta-feira naquela ilha da Galiza (Espanha) e que contou com a presença do primeiro-ministro português, António Costa.

No discurso de encerramento, o chefe do Governo espanhol afirmou que a cooperação existente na União Europeia sobre a compra em massa de vacinas para travar a pandemia de Covid-19 deverá ser aplicada a outros esforços conjuntos, nomeadamente a criação de uma reserva estratégica de gás.

"A unidade tem que se estender além das nossas fronteiras. Juntos, os países europeus enfrentam a compra conjunta da Covid-19. E a Europa foi muito criticada pela estratégia de vacinação e doação de vacinas. A Europa hoje lidera essa vacinação. E Espanha e Portugal estão envolvidos muito nessa solidariedade ", sublinhou. "É altura de atualizar a aliança atlântica e redefinir as linhas estratégicas", acrescentou.

Sánchez deixou elogios ao chefe do governo português, classificando Costa como "um grande líder europeu". 

 

Europa Pedro Sánchez Espanha política governo (sistema) executivo (governo) fórum Foro La Toja
Ver comentários