O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, sugeriu esta sexta-feira a compra compra de uma reserva estratégica de gás para a Europa. "Se funcionou com as vacinas [contra a Covid]...", Sanchez sugere que o mesmo princípio pode ser aplicado à energia.
As declarações surgiram à margem do Fórum La Toja, que arrancou esta quarta-feira naquela ilha da Galiza (Espanha) e que contou com a presença do primeiro-ministro português, António Costa.
No discurso de encerramento, o chefe do Governo espanhol afirmou que a cooperação existente na União Europeia sobre a compra em massa de vacinas para travar a pandemia de Covid-19 deverá ser aplicada a outros esforços conjuntos, nomeadamente a criação de uma reserva estratégica de gás.
"A unidade tem que se estender além das nossas fronteiras. Juntos, os países europeus enfrentam a compra conjunta da Covid-19. E a Europa foi muito criticada pela estratégia de vacinação e doação de vacinas. A Europa hoje lidera essa vacinação. E Espanha e Portugal estão envolvidos muito nessa solidariedade ", sublinhou. "É altura de atualizar a aliança atlântica e redefinir as linhas estratégicas", acrescentou.
Sánchez deixou elogios ao chefe do governo português, classificando Costa como "um grande líder europeu".