Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Pedro Sánchez anuncia pacote de 206 milhões de euros para ajudar La Palma

Região está a ser fortemente afetada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Correio da Manhã 3 de Outubro de 2021 às 13:24
A carregar o vídeo ...
Imagens de drone mostram rasto de destruição deixado por rio de lava negra em La Palma
O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou este domingo um pacote no valor de 206 milhões de euros para ajudar a ilha de La Palma, nas Canárias, fustigada nas últimas semanas pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Sánchez está este domingo de visita à ilha, tendo participado numa reunião da comissão de peritos do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias.

"Na terça-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar um decreto-lei para a segunda fase da emergência e reconstrução da ilha de La Palma em mais de 200 milhões de euros, especificamente por um valor de 206 milhões de euros", revelou numa declaração aos jornalistas.

O dinheiro, revelou o chefe do governo espanhol, será canalizado essencialmente para a reconstrução de infra-estruturas, abastecimento de água, turismo e agricultura.

A lava que caiu para o mar a partir do vulcão de La Palma (Canárias) cobre uma superfície de mais de 20 hectares, de acordo com uma estimativa feita pela Agência Espacial Europeia.

Alguns habitantes que vivem perto do local da erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma (Canárias) foram autorizados a deslocar-se temporariamente às suas casas para recolher os seus pertences na passada quinta-feira.

Recorde-se que o vulcão entrou em atividade no dia 19 de setembro e desde então nunca mais parou de emitir lava.

Ver comentários