Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Mineiros presos no Canadá salvos pelas escadas

Encurralados no fundo da mina, tiveram de subir um quilómetro de escadas.
Ricardo Ramos 29 de Setembro de 2021 às 08:30
Um acidente deixou inoperacional o único elevador da mina
Um acidente deixou inoperacional o único elevador da mina FOTO: Direitos Reservados
Trinta e nove mineiros encurralados no fundo de uma mina de níquel em Ontário, no Canadá, tiveram de subir um quilómetro de escadas na vertical para conseguirem chegar à superfície, numa odisseia que durou mais de 10 horas, mas que decorreu sem incidentes. Ao final do dia, mais de 30 mineiros já tinham conseguido chegar à superfície.

Os 39 trabalhadores ficaram encurralado a cerca de um quilómetro de profundidade, quando uma peça de equipamento pesado embateu no único elevador, deixando-o inoperacional e bloqueando o poço. Os mineiros passaram a noite nos abrigos, onde dispunham de comida e água, e estiveram sempre em contacto por telefone com os membros da equipa de resgate e as famílias.

Para saírem da mina tiveram de subir um quilómetros de escadas verticais, usando a força dos braços e das pernas. A cada 100 metros tinham locais para descansar, mas mesmo assim a escalada durou cerca de 10 horas. Todos usaram arneses de segurança e os mais velhos ou com menor capacidade física foram içados por cordas até à superfície.
Ontário Canadá questões sociais acidentes e desastres economia negócios e finanças minérios e metais
Ver comentários