Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
1
Ao minuto Atualizado às 16:06 | 09/09

Tropas dos Estados Unidos já abandonaram Afeganistão após 20 anos no país

Últimos aviões das forças militares dos EUA já abandonaram Cabul. Foram ouvidos disparos de festejos após o último avião C-17 norte-americano ter abandonado o aeroporto Hamid Karzai, na capital afegã.
Correio da Manhã 15 de Agosto de 2021 às 17:12
Militares norte-americanos abandonam Cabul
Afegãos resgatados no aeroporto de Cabul
Talibãs invadiram Cabul e tomaram conta do palácio presidencial do Afeganistão no dia 15 de agosto
Joe Biden
Militares norte-americanos abandonam Cabul
Afegãos resgatados no aeroporto de Cabul
Talibãs invadiram Cabul e tomaram conta do palácio presidencial do Afeganistão no dia 15 de agosto
Joe Biden
Militares norte-americanos abandonam Cabul
Afegãos resgatados no aeroporto de Cabul
Talibãs invadiram Cabul e tomaram conta do palácio presidencial do Afeganistão no dia 15 de agosto
Joe Biden
Ao minuto Atualizado a 9 de set de 2021 | 16:06
16:06 | 09/09

Afegão decide vender a filha por 400 euros para poder alimentar a família

O afegão, Mir Nazir, revelou que está disposto a vender a filha de quatro anos por cerca de 400 euros para poder alimentar o resto da sua família. O ex-polícia de 38 anos está a negociar a venda com o dono de uma loja no mercado Jada-e Maiwan em Cabul.

"A minha família está a morrer à fome, tenho de vender a minha filha", disse Nazir.

Leia a notícia na integra

17:02 | 03/09

Bebé de nove meses morre após ser retirada do Afeganistão por avião militar

Uma bebé afegã de nove meses morreu esta quarta-feira após ter sido retirada do Afeganistão através de um voo norte-americano.
16:51 | 03/09

Confrontos intensificam-se na única província afegã não controlada por talibãs

Os talibãs intensificaram, nas últimas horas, a ofensiva na província de Panjshir, no norte do Afeganistão, a única de 34 regiões ainda não conquistada pelo grupo fundamentalista, atacando em todas as direções e causando baixas nos dois lados.
07:16 | 02/09

Cerca de 24 mil afegãos entraram nos EUA após tomada do poder pelos talibãs

Cerca de 24 mil afegãos já entraram nos Estados Unidos desde que começou o processo de evacuação no aeroporto de Cabul, após a tomada do poder pelos talibãs, disse o Departamento de Estado norte-americano.
17:29 | 31/08

Tropas norte-americanas deixaram para trás dezenas de cães do Exército dos EUA em Cabul

Numa corrida contra o tempo para a retirada de Cabul, as tropas norte-americanas não só deixaram para trás centenas de norte-americanos e colaboradores afegãos, como também dezenas de cães do Exército dos EUA, segundo avança uma organização solidária pelos animais. 

A organização sem fins lucrativos American Humane condena a "sentença de morte" que foi dada a estes animais ao deixá-los no Afeganistão. Segundo a organização, estes cães enfrentam agora a "tortura" às mãos dos talibãs. 
00:32 | 31/08

Refugiado afegão no Porto em greve de fome para trazer família para Portugal

O refugiado afegão Nasir Ahmad, que vive no Porto desde 2016, está em greve de fome, a partir desta segunda-feira, até receber uma resposta do Governo português sobre a vinda da mãe e irmã para Portugal.

Segundo adiantou em declarações à Lusa, o jovem tem procurado trazer a família para Portugal, ao abrigo de um visto de reagrupamento familiar atribuído em regime excecional.

O afegão, que terminou, recentemente, um mestrado em Marketing no Porto, explicou que as forças militares portuguesas aconselharam que a família se deslocasse até ao aeroporto do Cabul, mas tal não foi possível.

00:31 | 31/08

Tropas dos Estados Unidos já abandonaram Afeganistão após 20 anos no país

Os últimos aviões das forças militares dos Estados Unidos já abandonaram o Afeganistão, após 20 anos de guerra.

chefe do Comando Central dos Estados Unidos, o general Frank McKenzie confirmou a retirada de todas as tropas norte-americanas no país, pondo fim ao conflito de maior duração dos EUA.

"O último avião C-17 descolou do aeroporto de Cabul em 30 de agosto" às 20:29 (hora de Lisboa), disse McKenzie, em conferência de imprensa.
00:30 | 31/08

Talibãs celebram retirada dos EUA do Afeganistão com disparos de vitória

Foram ouvidos disparos de festejos após o último avião C-17 norte-americano ter abandonado o aeroporto Hamid Karzai, na capital afegã. 

Os talibãs declararam vitória e, segundo reporta a CNN, os insurgentes dos talibãs dispararam armas automáticas nas ruas de Cabul para comemorar. 
00:30 | 31/08

Centenas de americanos e colaboradores afegãos deixados para trás após retirada dos EUA de Cabul

Centenas de norte-americanos e colaboradores afegãos que queriam deixar o Afeganistão ficaram para trás após a retirada militar dos EUA do país

O chefe do Comando Central dos EUA, general do Corpo de Fuzileiros Navais Frank McKenzie revelou que nenhum americano foi retirado nos últimos cinco voos do aeroporto internacional de Cabul, onde a missão de evacuação dos EUA estava localizada e disse que eram "poucas centenas" de americanos que ficaram no país.
00:29 | 31/08

Intérprete afegão e família deixados para trás em Cabul por Portugal

Um intérprete afegão que trabalhou para as tropas portuguesas e a família foram deixados para trás em Cabul pelo Ministério da Defesa, avança esta segunda-feira a RTP
00:29 | 31/08

"Uma nova missão diplomática começou": Secretário de Estado dos EUA apela aos talibãs para que cumpram compromissos

O secretário de Estado Antony Blinken prestou esta noite declarações após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão agradecendo a todos os que colaboraram nesta missão. 

"Esta operação foi um esforço global em todos os sentidos. Muitos países aumentaram com contribuições robustas no transporte aéreo, incluindo trabalho no aeroporto. Alguns estão a servir como países de trânsito, permitindo que os retirados sejam processados para o destino final. Outros concordaram em acolher refugiados afegãos permanentemente e esperamos que mais o façam nos próximos dias e semanas. Estamos realmente gratos por todo o apoio. Agora, os voos militares dos EUA terminaram e as nossas tropas deixaram o Afeganistão", anunciou.
16:24 | 29/08

Três crianças entre os mortos em ataque dos EUA que abateu alvos do Daesh

Pelo menos cinco pessoas, três delas crianças, morreram após uma explosão numa casa perto do aeroporto de Cabul, onde vários países estão a concluir as suas operações de retirada do Afeganistão, segundo fontes oficiais.
14:29 | 29/08
Correio da Manhã

Afeganistão: Rocket atinge zona residencial em Cabul perto do Aeroporto

Uma violenta explosão abalou este domingo Cabul, no Afeganistão, três dias após um ataque suicida no aeroporto que matou mais de 100 pessoas, de acordo com o Jerusalem Post.


23:20 | 28/08

Jovem militar dos EUA morre em ataque no Afeganistão a três semanas do nascimento do filho

O mais recente ataque, reivindicado pelo Daesh, nas imediações do Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, matou um jovem fuzileiro norte-americano de apenas 20 anos. Rylee McCollum tinha seguido para o Afeganistão para apoiar a missão de evacuação e estava no posto de controlo no momento do ataque suicida.

O ataque fatal aconteceu a apenas três semanas da data prevista para o nascimento do filho, segundo revela a família. "Ele era um filho, um irmão, um marido e um pai com um bebé que iria nascer daí a 3 semanas".
23:19 | 28/08

Grupo de 37 refugiados afegãos chegou hoje a Portugal

Um grupo de 37 refugiados afegãos, retirados de Cabul nos últimos dias, chegou este sábado a Lisboa, disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional.

Um primeiro grupo, de 18 pessoas, chegou ao aeroporto de Lisboa durante a madrugada em voo fretado e o segundo, de 19, aterrou em Lisboa, já hoje de manhã, num avião C295 da Força Aérea, acrescentou a mesma fonte.

23:17 | 28/08

Conheça Havva, a bebé afegã que nasceu 'nos céus' em voo de retirada do Afeganistão

Uma mulher afegã deu à luz uma menina este sábado num voo de retirada de civis do Afeganistão para o Reino Unido. O parto foi assistido pelos tripulantes do voo, segundo avançou a companhia aérea Turkish Airlines. 

Soman Noori, de 26 anos, começou com contrações durante o voo do Dubai para Birmingham e deu à luz a 10,000 metros de altitude no espaço aéreo do Kuwait. 
23:14 | 28/08

Dois atletas afegãos já chegaram a Tóquio para participar nos Jogos Olímpicos

Os dois atletas paralímpicos afegãos que não tinham conseguido deslocar-se para Tóquio, Japão, face à conquista de Cabul por parte dos talibãs, chegaram hoje a solo nipónico para participar nos Jogos, anunciou o Comité Paralímpico Internacional (CIP).

"A seleção paralímpica afegã, representada por Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli, chegou à capital japonesa no sábado (28 de agosto), pronta para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020", revelou o organismo, em comunicado

23:12 | 28/08

Maioria dos 13 militares norte-americanos que morreram no ataque em Cabul tinha menos de 23 anos

A maioria dos 13 norte-americanos mortos durante a explosão desta quinta-feira no aeroporto de Cabul, o incidente mais letal para as tropas dos EUA no Afeganistão numa década, tinha cerca de 20 anos. A lista das vítimas é fornecida pelo Pentágono que este sábado confirmou ter matado dois membros do Estado Islâmico perpetradores do atentado mortal no aeroporto de Cabul. 

Entre os 13 norte-americanos estavam 11 fuzileiros, um médico da Marinha e um militar do exército. Pelo menos 18 outros militares norte-americanos ficaram feridos e 169 afegãos morreram no ataque. 

Oficiais britânicos deram ainda conta da morte de dois civis e uma criança mortos no ataque. 

Conheça aqui as vítimas do ataque.
21:25 | 28/08

Talibãs cortam acessos ao aeroporto de Cabul

As forças dos fundamentalistas talibãs bloquearam este sábado o aeroporto da capital do Afeganistão a todas as pessoas que ainda querem sair do país, em plena operação de evacuação das tropas norte-americanas.
20:20 | 28/08

Joe Biden alerta para possíveis ataques no aeroporto de Cabul nas próximas 24 a 36 horas

O presidente norte-americano Joe Biden admitiu este sábado que o ataque mortal no Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, poderá não ser o último e deixou um alerta para as próximas 24-36 horas.
16:46 | 28/08

EUA retiraram mais 6.800 pessoas nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos retiraram 6.800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas em voos militares norte-americanos e da Aliança Atlântica, afirmou este sábado fonte da Casa Branca.

Apesar da ameaça que paira sobre o aeroporto de Cabul de mais atentados terroristas como o que matou pelo menos 170 pessoas na quinta-feira, embarcaram 4.000 refugiados em 32 aviões norte-americanos e outros 2.800 saíram do Afeganistão em aviões da NATO.

Desde 14 de Agosto, os Estados Unidos retiraram 111.900 pessoas do país, confrontadas com o avanço dos talibãs.

13:41 | 28/08
Lusa

Itália termina ponte aérea para retirar mais de 5 mil afegãos

Itália deu por terminada este sábado a operação de evacuação do Afeganistão, que permitiu por a salvo 5.100 afegãos, número que segundo as autoridades a colocam como o país da UE com o maior número de afegãos retirados.

"Quero agradecer a todos os que trabalharam nestes últimos dias para retirar cerca de 5 mil afegãos", referiu hoje o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, no aeroporto de Fiumicino, em Roma, depois de aterrar o último avião da ponte aérea humanitária coordenada pela Força Aérea italiana.

Aquele número, precisou di Maio, faz de Itália "o primeiro país da União Europeia (UE) em número de afegãos retirados".

13:24 | 28/08
Correio da Manhã

Cerca de 6800 pessoas retiradas de Cabul

Cerca de 6800 pessoas foram retiradas do Afeganistão entre as 3h00 de sexta-feira e as 3h00 sábado, de acordo com um oficial da Casa Branca.

As operações foram levadas a cabo por militares norte-americanos, com 32 voos militares a retirar aproximadamente 4000 pessoas e 34 voos de coligação a retirar 2800 pessoas do país.

Os números são menores do que aqueles que se têm verificado recentemente. No dia anterior saíram do Afeganistão cerca de 12 500 pessoas no mesmo período.
12:01 | 27/08
Lusa

China condena ataques suicidas no aeroporto de Cabul

A China condenou hoje os ataques suicidas no aeroporto de Cabul e afirmou estar "pronta para trabalhar com a comunidade internacional para enfrentar a ameaça do terrorismo e evitar que o Afeganistão se torne novamente uma base para terroristas".

Os comentários do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Zhao Lijian foram os primeiros de Pequim sobre os atentados suicidas.

Zhao disse que nenhum chinês foi morto ou ferido nos ataques de quinta-feira e que a China aconselhou os seus cidadãos no país a "reforçarem as precauções de segurança".

12:00 | 27/08
Lusa

Rússia condena "firmemente" duplo atentado suicida

A Rússia condenou hoje "firmemente" o duplo atentado suicida no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que deixou pelo menos 95 mortos, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Infelizmente, as previsões pessimistas de que os grupos terroristas, principalmente o [grupo 'jihadista'] Estado Islâmico (EI), certamente lucrariam com o caos no Afeganistão estão a ser confirmadas", disse Peskov aos jornalistas.

10:46 | 27/08
Lusa

Espanha conclui retirada de Cabul

Espanha anunciou hoje o fim das operações para retirar cidadãos de Cabul, após a chegada dos "dois últimos voos espanhóis" ao Dubai, pouco mais de uma semana após iniciar a ponte aérea depois da tomada do poder pelos talibã.
09:21 | 27/08
Lusa

Voos de evacuação retomados com nova urgência hoje de manhã

Voos de evacuação do Afeganistão foram hoje retomados com nova urgência, um dia após os atentados suicidas direcionados a milhares de pessoas que tentam desesperadamente fugir da tomada do poder pelos talibã.
02:59 | 27/08

13 militares norte-americanos mortos nos ataques de Cabul

Subiu para 13 o número de militares mortos nas explosões em Cabul, no Afeganistão, havendo a registar pelo menos 18 feridos, segundo as autoridades norte-americanas.

De acordo com o The Wall Street Journal, o ataque provocou 90 vítimas mortais e cerca de 150 feridos.



23:11 | 26/08
Lusa

António Guterres "profundamente preocupado" com a situação em Cabul convoca Conselho de Segurança

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, está "profundamente preocupado" com a situação em Cabul, onde hoje ocorreu um atentado terrorista que causou dezenas de mortos e feridos, e convocou uma reunião do Conselho de Segurança.
23:11 | 26/08
Lusa

França condena "com a maior firmeza" atentados terroristas em Cabul

O presidente francês Emmanuel Macron condenou esta quinta-feira "com a maior firmeza" os atentados terroristas ocorridos nas imediações do aeroporto de Cabul, que causaram dezenas de vítimas, e garantiu que França vai concluir a retirada de civis do Afeganistão.
23:10 | 26/08
Correio da Manhã

"Vamos perseguir-vos e fazer-vos pagar”: Joe Biden responde aos ataques em Cabul

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, fala em "dia díficil" face aos ataques desta quinta-feira perto do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

O presidente deixou também uma mensagem aos talibãs responsáveis pelos ataques: "não perdoamos e não nos esquecemos. Vamos perseguir-vos e fazer-vos pagar". 
20:46 | 26/08

Marcelo acompanha situação no Afeganistão

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que tem sido "informado permanentemente" pelo Governo sobre a situação no Afeganistão e elogiou a atuação de Portugal, considerando que "está a fazer o que pode e o que não pode".
20:42 | 26/08

Daesh reivindica ataques no aeroporto de Cabul

O Daesh reivindicou os ataques desta quinta-feira no aeroporto da capital do Afeganistão.
20:12 | 26/08

Pentágono atualiza número de marines mortos em Cabul: são 12

O Pentágono atualizou esta tarde os número de marines dos EUA mortos nos múltiplos atentados no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

11 marines norte-americanos morreram e 15 ficaram feridos. Há ainda um médico da marinha norte-americana entre as vítimas mortais. 60 afegãos morreram também nos ataques.
19:14 | 26/08

Pelo menos 10 'marines' dos EUA

Há pelo menos 10 'marines' dos EUA mortos nas duas explosões junto ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, avança o canal de televisão norte-americano Fox News.

Canal russo RT dá conta de uma terceira explosão na capital afegã.

18:18 | 26/08

Morrem quatro 'marines' americanos

Segundo revelou o embaixador dos EUA, morreram quatro 'marines' americanos nas explosões em Cabul. Outros três militares ficaram feridos.
17:44 | 26/08

Testemunha relata momentos de terror após explosões junto ao aeroporto da capital afegã

Um homem que tentava apanhar um voo para figir de Cabul, no momento da explosão, contou à BBC os momentos de terror que viveu na tarde desta quinta-feira.

"Corpos, carne e pessoas foram atirados pelos ares", disse Milad, que estava no local da primeira explosão, à agência de notícias AFP.

"Quando as pessoas ouviram a explosão, houve pânico total. Os talibãs começaram a atirar para o ar para dispersar a multidão no portão", disse uma segunda testemunha.

"Eu vi um homem a correr com um bebê ferido nas mãos". 

"Eu nunca mais vou querer ir (para o aeroporto) novamente. Morte à América, à sua evacuação e vistos", disse uma um homem que esperava que o ajudassem a embarcar num voo com a esposa e os três filhos.

17:41 | 26/08

Explosão provocada por bombista suicida

Segundo a Reuters, que cita fontes norte-americanas, a explosão junto ao aeroporto de Cabul foi provocada por um bombista suicida.

O ministro da defesa da Turquia disse que houve duas explosões à porta do aeroporto. Há relatos de militares norte-americanos entre os feridos.
17:40 | 26/08

Grande explosão no portão principal do aeroporto de Cabul

Uma grande explosão no portão principal do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, fez esta quinta-feira pelo menos treze mortos e mais de cinquenta de feridos, de acordo com fonte dos talibãs à Reuters. O desastre acontece 10 dias após os talibãs terem tomado o poder na capital.
22:19 | 25/08

Ex-ministro do Afeganistão fugiu do país e agora faz vida a entregar pizas na Alemanha

Enquanto milhares de afegãos arriscam a vida para tentar chegar ao aeroporto de Cabul e fugir de um Afeganistão tomado pelos talibãs, há quem se tenha antecipado na fuga e esteja já a refazer a vida noutro país. É o caso do ex-ministro afegão Syed Amad Sha Sadat.

Antigo ministro de Telecomunicações e Tecnologia do regime anterior no Afeganistão, demitiu-se do cargo em 2020 devido a divergências com o presidente Ashraf Ghani e saiu do país pouco depois, rumando à Alemanha.

Agora, em Leipzig, mudou de vida. Recomeçou do zero no Ocidente e agora refez a vida como estafeta. Entrega pizas de bicicleta.

22:17 | 25/08

Talibãs sem experiência de voo tentam levantar helicóptero

Um vídeo gravado nos últimos dias mostra um grupo de talibãs sem experiência de voo a tentar levantar um helicóptero.

Apesar dos esforços, a aeronave levanta escassos metros antes de voltar a aterrar com grande aparato.
A carregar o vídeo ...
22:15 | 25/08
Lusa

Turquia anuncia retirada de tropas integradas na missão da NATO

A Turquia iniciou esta quarta-feira a retirada das suas tropas do Afeganistão, depois de 19 anos na missão da NATO liderada pelos Estados Unidos, anunciou o Ministério da Defesa turco.

"Depois de vários contactos e de avaliar a situação e as condições atuais, as Forças Armadas da Turquia começaram a retirada", lê-se na nota publicada pelo Governo e citada pela agência Efe.

A Turquia era o sétimo maior contribuinte para o esforço da NATO no pais, com 600 soldados, e, juntamente com os EUA, Alemanha e Itália, um dos quatro países com responsabilidades operacionais, nomeadamente em Cabul.

16:33 | 25/08
Pedro Zagacho Gonçalves

Talibãs pedem ajuda à Turquia para gerir aeroporto após retirada de tropas

Os talibãs pediram ajuda técnica à Turquia para gerir o aeroporto de Cabul quando se concluir a retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão (que deverá acontecer até ao final de agosto). Ao mesmo tempo, o grupo exige que também as tropas turcas no local sejam retiradas até à data limite de 31 de agosto.

"Garantir a segurança dos funcionários sem a ajuda das Forças Armadas turcas é um trabalho arriscado", diz à Reuters um oficial do exército turco.

As negociações entre Ancara e os talibãs continuam, ao mesmo tempo que a Turquia já garantiu os preparativos para a retirada de tropas do Afeganistão.
15:32 | 25/08
Lusa

Cerca de 19 mil pessoas partiram de Cabul nas últimas 24 horas

Aviões dos Estados Unidos e de países europeus retiraram cerca de 19 mil pessoas de Cabul nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Casa Branca, sem precisar quantas eram cidadãos norte-americanos e afegãos.
14:47 | 25/08
Lusa

Líder da resistência lamenta "erro histórico" da recusa de armas

O líder da Frente Nacional de Resistência (FNR) do Afeganistão, Ahmad Massoud, lamentou o "erro histórico" de lhe ter sido recusado armamento norte-americano que disse estar agora nas "mãos dos talibãs".
14:46 | 25/08
Lusa

Governo chinês estabeleceu “comunicação eficaz” com os talibãs

A China afirmou hoje ter estabelecido uma "comunicação e consulta abertas e eficazes com os talibãs", após uma reunião entre representantes do movimento e o embaixador de Pequim em Cabul.
12:40 | 25/08
Lusa

Talibãs garantem que vão permitir voos civis após 31 de agosto

Os talibãs garantiram hoje que vão permitir a realização de voos comerciais após a data-limite de 31 de agosto para as retiradas em curso, insistindo que não é preciso nenhuma extensão do prazo para continuar esse processo.
09:23 | 25/08
Lusa

Pilotos operam em Cabul praticamente "por sua conta e risco"

Pilotos envolvidos na operação de resgate de estrangeiros e afegãos em Cabul descreveram um cenário de caos em terra e de condições de voo difíceis, em que cada um está praticamente "por sua conta e risco".

18:00 | 24/08
Lusa

G7 exige aos talibãs que deixem sair afegãos depois de 31 de agosto

Os países do G7 vão exigir "passagem segura" aos talibãs para os afegãos que querem deixar o Afeganistão depois de 31 de agosto, data em que as tropas norte-americanas deverão deixar o país, disse esta terça-feira o primeiro-ministro britânico.

Após presidir a uma cimeira virtual dos líderes do G7, Boris Johnson disse que o grupo de países dispõe de mecanismos "económicos, diplomáticos e políticos" consideráveis para apoiar esta exigência.

"A primeira condição que estabelecemos como G7 é que devem garantir uma passagem segura para aqueles que queiram partir até 31 de agosto e depois", disse Boris Johnson.

17:33 | 24/08

Presidente dos EUA não vai alargar prazo para retirada de tropas do Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, decidiu manter a decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão a 31 de agosto. 

A informação é avançada por um funcionário da Casa Branca. A CNN refere que a decisão foi tomada tendo em consideração os riscos de segurança de permanecer no país por mais tempo. 

Õ primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, refereiu que os elementos da reunião do G7 concordou com a decisão.

12:05 | 24/08
Pedro Zagacho Gonçalves

Diretor da CIA reuniu com líder dos talibãs no Afeganistão em segredo

O presidente norte-americano Joe Biden enviou, em segredo, o diretor da CIA e espião n.º 1 nos EUA, William Burns, para o Afeganistão.

Segundo escreve o Washington Post, o encontro secreto decorreu esta segunda-feira em território afegão, confirmam fontes oficiais que pediram anonimato.

O encontro entre o diretor da CIA e Abdul Ghani Baradar em Cabul ocorre numa altura em que os EUA continua os esforços para retirar cidadãos norte-americanos, funcionários das embaixadas e outras pessoas presas no caos do aeroporto da capital.
12:01 | 24/08

UE quadruplica ajuda humanitária ao Afeganistão para mais de 200 milhões de euros

A União Europeia vai anunciar na reunião desta terça-feira dos líderes do G7 um aumento da ajuda humanitária ao Afeganistão dos atuais 57 milhões de euros para mais de 200 milhões, revelou a presidente da Comissão Europeia.
00:28 | 24/08
Lusa

Basquetebolista Nilofar Bayat lamenta ausência de futuro e esperança no Afeganistão

A capitã da seleção afegã de basquetebol em cadeira de rodas, Nilofar Bayat, recentemente recebida em Bilbau, garantiu esta segunda-feira que no seu país "não há futuro, não há esperança e nada para voltar".
00:24 | 24/08
Correio da Manhã

Tudo o que precisa de saber sobre os talibãs: As histórias, os segredos e os chefes do grupo que tomou o Afeganistão

Os talibãs tomaram o controlo da cidade Cabul, depois de terem entrado na capital afegã sem encontrar resistência. Preparam-se agora, após negociações entre membros que duraram alguns dias, para formar governo e encabeçarem o rumo do Afeganistão, após terem declarado o Emirado Islâmico do Afeganistão e terem levantado a bandeira talibã como bandeira do país.
00:19 | 24/08
Ricardo Ramos

Talibãs exigem retirada do Afeganistão até ao final do mês

Os talibãs ameaçaram esta segunda-feira que haverá "consequências" se todas as tropas estrangeiras não abandonarem o Afeganistão até 31 de agosto, colocando em risco a frenética operação de retirada de milhares de civis estrangeiros e afegãos de Cabul.
14:17 | 23/08
Lusa

Talibãs não anunciarão governo no Afeganistão enquanto houver soldados norte-americanos no país

Os talibãs não anunciarão a formação de um governo no Afeganistão enquanto houver soldados norte-americanos no país, declararam esta segunda-feira à agência France-Presse duas fontes do movimento extremista.
10:44 | 23/08
Lusa

Milhões de crianças precisam de assistência humanitária no Afeganistão, alerta a Unicef

Cerca de 10 milhões de crianças precisam de assistência humanitária no Afeganistão, quando enfrentam problemas de desnutrição ou violação dos seus direitos, alertou esta segunda-feira a Unicef, garantindo que a instabilidade no país não impedirá a organização "de continuar no terreno".
10:41 | 23/08
Lusa

Kamala Harris diz que a retirada de pessoas do Afeganistão é a prioridade

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou esta segunda-feira que a única prioridade do seu país no Afeganistão neste momento é a retirada de cidadãos norte-americanos e afegãos ligados a Washington ou em situação particularmente vulnerável. 
10:40 | 23/08
Pedro Zagacho Gonçalves

"Vai haver consequências": Talibãs colocam prazo para retirada de tropas dos EUA do Afeganistão

O porta-voz dos talibãs deu uma entrevista na qual traça o plano do grupo na tomada de poder no Afeganistão, assim como deixa um aviso aos EUA sobre a retirada de tropas norte-americanas de território afegão.
10:39 | 23/08
Lusa

Governo da Áustria mantém recusa em receber refugiados do Afeganistão

O Governo da Áustria insistiu esta segunda-feira que não vai acolher refugiados do Afeganistão e rejeitou propostas da Comissão Europeia para a criação de rotas e canais legais para cidadãos afegãos receberem proteção na União Europeia (UE).
08:02 | 23/08
Lusa

Guarda afegão morto em tiroteio no aeroporto de Cabul

Um guarda afegão foi morto esta segunda-feira, no aeroporto de Cabul, num tiroteio que levou à intervenção das forças alemãs e norte-americanas, anunciou o exército alemão.
07:12 | 23/08

Austrália retira mais 470 pessoas em voos de repatriamento

A Austrália retirou mais 470 pessoas do Afeganistão em vários voos de repatriamento, no domingo à noite, na sequência da chegada dos talibãs ao poder, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro australiano.

Scott Morrison disse, em conferência de imprensa, que alguns dos retirados iam ser levados para o Reino Unido, enquanto a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marise Payne insistiu que o objetivo era "tirar o maior número possível de australianos e de detentores de vistos australianos e, se possível, apoiar afegãos vulneráveis".

Payne indicou existir a possibilidade de os Estados Unidos prolongarem o prazo para a retirada completa do Aeroporto Internacional Hamid Karzai e garantiu que a Austrália está preparada para continuar a apoiar as operações de evacuação.

16:24 | 22/08
Lusa

Centenas de afegãos manifestam-se em Paris pela criação de corredor humanitário

Centenas de afegãos manifestaram-se hoje em Paris para reivindicar ações políticas que agilizem as evacuações do Afeganistão e a criação de um corredor humanitário, numa altura em que existe no país asiático a ameaça de perseguições pelo regime talibã.
14:26 | 22/08

G7 reúne na terça-feira para discutir crise no Afeganistão

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, informou este domingo que vai convocar para a próxima terça-feira uma reunião "urgente" do grupo dos sete países mais ricos do mundo (G7) sobre a situação no Afeganistão.
14:24 | 22/08
Lusa

EUA ordena uso imediato de 18 aviões comerciais para retirar afegãos de bases militares

O Pentágono ordenou este domingo o recurso, com caráter de emergência, a 18 aviões comerciais dos Estados Unidos da América (EUA) para o transporte de afegãos retirados de Cabul.

O anúncio da Defesa norte-americana surge no dia seguinte à França ter solicitado aos EUA que permitam e facilitem a retirada dos cidadãos dos países aliados e de todos os afegãos cujas vidas corram perigo em Cabul, prolongando a operação no aeroporto, com maior coordenação.

10:58 | 22/08
Pedro Zagacho Gonçalves

Sete mortos no pânico de tentar entrar no aeroporto de Cabul

Viveram-se momentos de pânico quando uma grande multidão tentou irromper pelo aeroporto de Cabul este domingo de manhã. A debandada de afegãos que tentam sair do Afeganistão após a tomada de poder dos talibãs fez pelo menos sete mortos, de acordo com as forças militares inglesas.
10:57 | 22/08

Mulher afegã dá à luz a bordo de avião militar dos EUA que a retirou de Cabul

Uma mulher afegã entrou em trabalho de porto durante o voo que fazia num C-17 Globemaster dos EUA, após ser retirada do Afeganistão pelo avião militar dar forças norte-americanas.
10:55 | 22/08

Donald Trump diz que retirada de tropas no Afeganistão é a "maior humilhação" para os EUA

Donald Trump, ex-presidente dos EUA dissse que a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão constitui "a maior humilhação de política externa" para os EUA.

"A saída fracassada do Afeganistão e organizada por Biden é a demonstração mais surpreendente de incompetência grosseira por parte de um líder nacional", disse Trump, não poupando críticas ao atual presidente Joe Biden, durante um comício no Alabama.
19:18 | 21/08
Marta Ferreira

Afegãos lutam pela sobrevivência no aeroporto de Cabul

Pelo menos três pessoas esmagadas até à morte, dezenas de afegãos desidratados, corpos a serem levados tapados por lençóis brancos e o terror na cara de quem tenta escapar às mãos dos talibãs. 

O aeroporto de Cabul continua a ser invadido por centenas de afegãos e também norte-americanos que lutam para fugir do país pela sobrevivência. As imagens que nos chegam todos os dias são de desespero e terror e a situação está longe de ficar mais calma. 

16:07 | 21/08

Repórteres Sem Fronteiras querem plano para retirada dos jornalistas afegãos

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu este sábado ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "um plano especial para a retirada dos jornalistas afegãos".

Segundo um comunicado da organização, a RSF exige à "Casa Branca um plano especial para a retirada dos jornalistas afegãos (e defensores dos Direitos Humanos)", considerando que os planos "elaborados por outros países (sobretudo europeus) são em grande parte dificultados pela gestão do acesso aos aviões".

16:07 | 21/08

"Não se pode dar nem um euro a quem não respeita direitos das mulheres", diz von der Leyen sobre talibãs

A presidente da Comissão Europeia defendeu este sábado que "não se pode dar um euro que seja de ajuda humanitária a regimes que negam às suas mulheres os seus direitos, liberdades e o acesso ao trabalho e aos estudos".
16:05 | 21/08

Merkel pede reflexão sobre fracasso do Ocidente em manter estabilidade no Afeganistão

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu este sábado que se reflita sobre os motivos pelos quais o Ocidente não conseguiu, após vinte anos e grandes contribuições económicas, consolidar um sistema político e social estável no Afeganistão.
09:31 | 21/08
Pedro Zagacho Gonçalves

Grupos anti-talibãs clamam vitória com conquista de distritos no norte do Afeganistão

Grupos armados afegãos anti-talibãs mobilizaram um ataque ao grupo islâmico que tomou o Afeganistão e assumiu o governo do país. Naquele que é o primeiro ataque contra os talibãs desde que estes tomaram Cabul, os comandantes da resistência garantem ter conquistado o controlo detrês distritos da província de Baghlan, a 160 quilómetros da capital.
09:30 | 21/08

Número dois dos talibãs em Cabul para formação do novo governo

O cofundador e número dois dos talibãs, Abdul Ghani Baradar, chegou este sábado a Cabul para conversações com outros membros do movimento e líderes políticos sobre a formação do novo governo do Afeganistão.

Uma fonte oficial dos talibãs disse à agência France-Presse que Baradar irá encontrar-se em Cabul com "líderes e políticos jihadistas para estabelecer um governo inclusivo".

19:03 | 20/08

Biden faz ponto de situação

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta sexta-feira que seis mil soldados norte-americanos estão no Aeroporto de Cabul para garantir a "evacuação segura" de "americanos e aliados afegãos".

Biden garantiu que o número de pessoas que vão ser retiradas aumentou, e entre elas estão jornalistas, mulheres e afegãos em situações frágeis.

"Vamos fazer tudo para uma segura evacuação", explicou não descartando a possibilidade de "riscos" nesta "operação perigosa".
15:28 | 20/08

Tiros disparados durante a noite no aeroporto de Cabul

A carregar o vídeo ...
14:58 | 20/08

Aeronave C-17 da Força Aérea norte-americana saiu de Cabul no Afeganistão com 823 pessoas a bordo

A chegada dos talibãs a Cabul, no passado domingo, levou a que centenas de cidadãos do Afeganistão abandonassem o país através de voos levados a cabo pela força aérea norte-americana. Uma das imagens icónicas destas ações foi a do interior de um avião C-17 da Força Aérea norte-americana.

As primeiras informações davam conta de que seguiam a bordo da aeronave cerca de 640 cidadãos do Afeganistão. Mas, esta sexta-feira, o Comando de Mobilidade Aéreo revelou que foram transportados 823 pessoas, incluindo 183 crianças, que não tinham sido contadas inicialmente.
11:56 | 20/08
Correio da Manhã

Administração de Biden foi avisada de ‘catástrofe’ talibã com um mês de antecedência

No passado dia 13 de julho, 23 deputados norte-americanos em Cabul escreveram uma carta a avisar a administração de Biden, presidente dos EUA, que uma ‘catástrofe’ talibã estava prestes a chegar ao Afeganistão.

Os deputados revelaram ainda urgência em retirar todos os americanos de Cabul no passado dia 1 de agosto. Ainda assim,o Presidente norte-americano continuava a considerar que era altamente improvável que os talibãs fossem invadir a região. 

Recorde-se que os insurgentes tomaram o controlo do Afeganistão e têm provocaram o caos no aeroporto e nas ruas de Cabul. 

09:19 | 20/08

Talibãs ‘caçam’ opositores e famílias com visitas porta-a-porta no Afeganistão, alerta ONU

Os talibãs estão a fazer buscas casa-a-casa no Afeganistão, numa verdadeira caça aos opositores do grupo e respetivos familiares. A informação faz parte de um relatório da ONU sobre a crise no país e vem por a nu os receios de que os apelos de "tolerância" feitos pela comunidade nacional e internacional têm sido ignorados.
09:18 | 20/08

Magistrados do Ministério Público pedem atuação urgente e inclusiva no Afeganistão

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) vai manifestar junto da Presidência da República e do Governo a "sua extrema preocupação" com os acontecimentos no Afeganistão, pedindo uma atuação urgente, participativa e inclusiva.
08:58 | 20/08

Programa Alimentar Mundial alerta sobre insegurança alimentar no Afeganistão

O Programa Alimentar Mundial alertou esta sexta-feira que "uma pessoa em cada três" corre risco de carência alimentar no Afeganistão face à guerra e aos efeitos do aquecimento global, disse a responsável do PAM em Cabul, Mary-Ellen McGroarty.
21:10 | 19/08

Talibãs disparam contra afegãos no aeroporto de Cabul

Movimento pretende controlar multidão que tenta escapar do país.

A carregar o vídeo ...
18:58 | 19/08
Lusa

Caças-bombardeiros sobrevoam Cabul para garantir segurança

Caças-bombardeiros dos Estados Unidos sobrevoaram hoje Cabul para garantir a segurança no aeroporto da capital afegã, onde cidadãos norte-americanos e colaboradores afegãos estão a ser retirados.
18:58 | 19/08
Lusa

Jornalista de TV diz ter sido impedida de trabalhar por talibãs

Uma jornalista de televisão afegã denunciou ter sido proibida de trabalhar para o seu canal esta semana, após a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, e pediu ajuda num vídeo divulgado ‘online’.
15:38 | 19/08
Lusa

PSD quer saber quantos refugiados afegãos vai Portugal disponibilizar-se para acolher

O grupo parlamentar do PSD quer saber quantos refugiados afegãos Portugal se vai disponibilizar a acolher e em que condições, e questionou também o Governo sobre as medidas de segurança que serão adotadas na sua identificação.

13:11 | 19/08
Correio da Manhã

Primeira piloto feminina da Força Aérea Afegã deixa aviso: “Não acreditem na propaganda dos talibãs”

A primeira piloto feminina da Força Aérea Afegã, Niloofar Rahmani, acredita que os talibãs vão magoar sobretudo as raparigas. Em entrevista à Fox News, a jovem de 29 anos afirmou que esta é uma "guerra contra as mulheres e não contra os homens".
13:11 | 19/08
Lusa

Livre pede que Portugal lidere o "esforço internacional na proteção" de refugiados do Afeganistão

O Livre apelou esta quinta-feira a que Portugal lidere "o esforço internacional na proteção dos afegãos e afegãs" e dê o "exemplo no seio da União Europeia" no que se refere ao acolhimento de refugiados daquele país.

"O Livre considera que Portugal deve liderar o esforço internacional na proteção dos afegãos e afegãs que se preparam para ficar sob um regime liderado pelos talibãs", lê-se num comunicado publicado pelo partido.

13:09 | 19/08
Correio da Manhã

Gomes Cravinho diz que Governo está "empenhado e coordenado" na retirada de pessoas do Afeganistão

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, falou esta quinta-feira sobre a crise no Afeganistou e adiantou que as autoridades portuguesas estão a trabalhar com as instituições internacionais para ajudar as pessoas (cidadãos e estrangeiros) que querem sair daquele país.
13:08 | 19/08
Correio da Manhã

Talibãs declaram Emirado Islâmico do Afeganistão e mostram nova bandeira

Os talibãs procederam esta quinta-feira à declaração do Afeganistão como Emirado Islâmico do Afeganistão do Estado Islâmico do Iraque e Levante. Nas redes sociais, Zabihullah Mujahid, porta–voz dos talibãs, fez o anúncio e mostrou as mudanças no símbolo que passa a aparecer na renovada bandeira do Emirado Islâmico do Afeganistão.
13:07 | 19/08
Lusa

Bispo do Porto critica forma como EUA retiraram as forças militares do Afeganistão

O Bispo do Porto, Manuel Linda, criticou esta quinta-feira a forma como os Estados Unidos retiraram as suas forças militares do Afeganistão, considerando que não dialogaram, nem respeitaram a ONU.

"Para lá das razões que [o presidente dos EUA Joe] Biden possa ter e invocar, a tragédia do Afeganistão revela o que sabíamos: na sua ânsia de senhores do mundo e mostrar poder, os USA não dialogam, não implicam os outros, não respeitam a ONU", escreveu Manuel Linda na rede social 'Twitter'.

13:06 | 19/08
Correio da Manhã

Vários mortos após talibãs dispararem durante festejos do Dia da Independência do Afeganistão em Asadabad

Várias pessoas morreram esmagadas e baleadas numa debandada, esta quinta-feira, após os talibãs dispararem tiros contra a multidão que celebrava o Dia da independência do Afeganistão na cidade de Asadabad.

07:29 | 19/08
Lusa

Estados Unidos retiraram 6 mil pessoas do Afeganistão

Os Estados Unidos retiraram um total de 6 mil pessoas do Afeganistão, um número inferior ao previsto pelo Pentágono, com as autoridades norte-americanas a quererem aumentar o ritmo, disse na passada quarta-feira um alto funcionário da Casa Branca.
00:07 | 19/08

Talibãs permitem acesso de cidadãos dos EUA ao aeroporto de Cabul, diz Chefe de Estado Maior

O Chefe do Estado-Maior dos EUA, General Mark Milley, disse hoje que os talibãs estão a permitir aos cidadãos norte-americanos acesso ao aeroporto de Cabul, para deixarem o Afeganistão.

"Os talibãs estão a facilitar a passagem segura de cidadãos [norte-americanos] para o aeroporto, ou seja, detentores de passaportes" dos Estados Unidos, afirmou o General Mark Milley.

00:06 | 19/08

Merkel e Biden coordenam operação de evacuação de civis do Afeganistão

A Chanceler alemã, Angela Merkel, falou esta quarta-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para coordenar as operações de evacuação no Afeganistão realizadas por Alemanha e EUA, na sequência da tomada do poder pelos talibãs.

O governo alemão disse, num comunicado, que Merkel salientou a "necessidade" de "permitir" a evacuação do "maior número possível de cidadãos afegãos".

00:06 | 19/08

Portugal espera receber refugiados afegãos "tão breve quanto possível", diz ministro da Administração Interna

O ministro da Administração Interna disse hoje que Portugal espera a receber refugiados do Afeganistão "tão breve quanto possível", confirmando que o país deverá acolher cerca de 50 pessoas que cooperaram com os serviços da União Europeia.

O número de refugiados afegãos que Portugal irá receber ainda não é certo, e também não há uma data definida para a sua chegada, explicou Eduardo Cabrita em declarações à agência Lusa, no final da reunião ministerial do Mecanismo Integrado da União Europeia de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR), que decorreu durante a tarde por videoconferência.
00:06 | 19/08

EUA rejeitam intervenção política de ex-presidente Ashraf Ghani

O Departamento de Estado norte-americano voltou esta quarta-feira  a recusar a intenção de Ashraf Ghani, ex-presidente do Afeganistão, de intervir na crise política do país tomado pelos talibãs.

"Ele [Ashraf Ghani] já não é uma pessoa importante no Afeganistão", disse hoje aos jornalistas a secretária de Estado adjunta norte-americana, Wendy Sherman, recusando-se a comentar a decisão dos EUA de lhe conceder asilo, depois de ter fugido do país no domingo, antes da ocupação de Cabul pelos talibãs.

00:05 | 19/08

"São mentiras": Presidente afegão nega ter fugido com 169 milhões de dólares e diz que vai voltar ao país

O presidente Ashraf Ghani que fugiu do Afeganistão no domingo, após os talibãs tomarem o controlo de Cabul, falou esta quarta-feira ao país pela primeira vez desde a fuga. 

Numa declaração feita num vídeo no Facebook de Ghani, o presidente nega ter fugido com 169 milhões de dólares, como chegou a ser noticiado, e diz que está "em comunicação com "pessoas até retornar [ao Afeganistão]", para poder "continuar os esforços por justiça para os afegãos".
00:05 | 19/08

Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados manifesta-se disponível para ajudar afegãos

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA) afirmou-se hoje disponível para ajudar na defesa dos direitos humanos dos afegãos e disse que pretende, com o Governo, apoiar a saída em segurança de pessoas do Afeganistão.

A CDHOA "irá diligenciar no sentido de se reunir com diversas entidades", nomeadamente Ministério dos Negócios Estrangeiros e ministra da Presidência, para "assegurar que todos aqueles que queiram sair do país" o façam em segurança, "e para que Portugal assegure condições dignas de acolhimento e de integração cultural" a quem solicitar vir para o país, diz a comissão em comunicado.

19:05 | 18/08

Pelo menos 40 feridos e mortos desde o início da semana no aeroporto de Cabul

Pelo menos 40 pessoas morreram ou estão gravemente feridas desde o caos que se instalou no aeroporto de Cabul, no Afeganistão. A informação é avançada pelo canal de notícias afegão TOLO News que diz haver relatos de dezenas de desaparecidos.

Destes desaparecidos há pelo menos 40 que estarão mortos ou terão ficado feridos durante os tiroteios, debandada e queda do avião dos EUA no aeroporto. 
19:05 | 18/08

"São mentiras": Presidente afegão nega ter fugido com 169 milhões de dólares e diz que vai voltar ao país

O presidente Ashraf Ghani que fugiu do Afeganistão no domingo, após os talibãs tomarem o controlo de Cabul, falou esta quarta-feira ao país pela primeira vez desde a fuga

Numa declaração feita num vídeo no Facebook de Ghani, o presidente nega ter fugido com 169 milhões de dólares, como chegou a ser noticiado, e diz que está "em comunicação com "pessoas até retornar [ao Afeganistão]", para poder "continuar os esforços por justiça para os afegãos".
12:23 | 18/08

Dois mortos e vários feridos durante protestos em Jalalabad

Pelo menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas na sequência de um tiroteio durante protestos em Jalalabad no Afeganistão.

07:34 | 18/08

Força Aérea descobre restos humanos em trem de aterragem de avião invadido por afegãos

Os militares norte-americanos descobriram restos humanos no trem de aterragem do avião militar invadido por afegãos em pânico no aeroporto de Cabul na segunda-feira, revelou a Força Aérea dos EUA, que está a investigar o incidente.
07:33 | 18/08

Democratas pedem explicações a Biden por retirada caótica

Três destacados democratas no Senado dos Estados Unidos pediram ao Presidente do seu próprio partido, Joe Biden, explicações para a retirada caótica das tropas norte-americanas do Afeganistão, comprometendo-se a iniciar investigações.
07:30 | 18/08
Lusa

Estados Unidos já retiraram 3.200 pessoas do Afeganistão

Os Estados Unidos já retiraram 3.200 pessoas do Afeganistão, incluindo pessoal diplomático norte-americano no país, disse na terça-feira um alto funcionário da Casa Branca.
17:30 | 17/08
Lusa

Cuidados intensivos de hospital em Cabul sobrelotados

A organização não-governamental (ONG) italiana Emergency avançou hoje que a unidade de cuidados intensivos (UCI) do Hospital Cirúrgico para Feridos de Guerra na capital do Afeganistão, Cabul, está sobrelotada há três dias.
12:40 | 17/08

Ativista afegã diz que medo dos talibãs já começou a mudar forma como mulheres agem no Afeganistão,

Humira Saqeb, jornalista afegã e defensora dos direitos das mulheres, de 41 anos, revelou esta terça-feira que se encontra escondida dos talibãs. Segundo Saqeb, os talibãs estão à procura de mulheres ativistas "de casa em casa".

"Não podemos sair para a rua por causa do risco que corremos", denuncia Humira.

12:04 | 17/08

Talibãs divertem-se em carrinhos de choque em parque de atrações de Cabul

Os talibãs têm-se divertido em Cabul. Imagens partilhadas nos últimos dias mostram os soldados em carrinhos de choque, carrosséis e até a saltarem num trampolim.

12:03 | 17/08

Talibãs divertem-se no ginásio do palácio presidencial

A população do Afeganistão permanece aterrorizada com o controlo do país pelas forças talibãs. O mesmo não se pode dizer dos próprios talibãs.

Num vídeo partilhado na rede social Twitter surgem a 'brincar' e a rir no ginásio do Palácio Presidencial de Cabul, tomado este domingo.

12:02 | 17/08

UNICEF diz que alguns talibãs apoiam a educação de raparigas afegãs

A UNICEF avançou esta terça-feira que os representantes talibã em alguns partes do Afeganistão expressaram apoio à educação de meninas depois de terem tomado controlo do país este domingo

A organização afirma ainda que enquanto diversos insurgentes aguardam instruções concretas dos líderes acerca da educação das jovens, outros dizem que querem as escolas a funcionar normalmente.
11:01 | 17/08

O pesadelo das mulheres no Afeganistão após tomada de posse dos talibãs

O Emirado islâmico já anunciou esta terça-feira que quer mulheres no governo e não quer que estas sejam vítimas, no entanto, ficou por explicar em que moldes isso aconteceria. O que é certo, para já, é que o futuro das mulheres afegãs é uma incógnita e não se vê indícios de que seja promissor. 

Em Cabul, as imagens de trabalhadores de um salão de beleza a apagar grandes fotos de mulheres da parede já correm mundo. 
10:59 | 17/08

Responsáveis talibãs apelam para que mulheres façam parte do governo

Os responsáveis talibãs que instauraram o Emirado Islâmico depois da reconquista de Cabul anunciaram uma amnistia geral para os funcionários do Estado e urgiram as mulheres a fazerem parte do governo.

De acordo com a Associated Press, que cita a declaração transmitida pela televisão, as forças talibãs indicaram hoje que "não querem que as mulheres sejam vítimas".

10:59 | 17/08

Repórter da CNN em Cabul descreve canto dos talibãs 'Morte à América' como "amigável" e "totalmente bizarro"

Clarissa Ward, jornalista da CNN e correspondente em Cabul, descreveu esta segunda-feira o canto dos talibãs nas ruas da capital afegã como "amigável". 

A repórter entrevistou vários insurgentes e cidadãos do Afeganistão após a queda da capital e reportou ser "totalmente bizarro" parecerem "amigáveis" enquanto cantavam "Morte à América" nas ruas. 
10:58 | 17/08

Centenas de soldados afegãos tentam fugir para o Uzbequistão de avião e a pé.

O Uzbequistão forçou a aterragem de 46 aviões militares vindos do Afeganistão com centenas de soldados afegãos que tentavam fugir ao país, incluindo o avião abatido este domingo após a entrada dos talibãs em Cabul. 

Pelo menos 585 soldados afegãos chegaram em aeronaves e outros 158 cruzaram a fronteira a pé no domingo.
10:57 | 17/08

Imagem impressionante mostra centenas de afegãos dentro de avião lotado para fugir do Afeganistão

Uma imagem, partilhada pelo site de notícias militar Defense One, mostra centenas de pessoas aglomeradas dentro de um avião militar americano lotado. De acordo com a Reuters, a aeronave tinha como destino o Qatar.
10:56 | 17/08

EUA disponibilizam 425 milhões de euros para ajudar refugiados afegãos

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira uma ajuda de 500 milhões de dólares (perto de 425 milhões de euros) para refugiados e migrantes em fuga do Afeganistão, após a tomada do poder pelos talibãs.

Em comunicado, a Casa Branca informou que o Presidente norte-americano, Joe Biden, decidiu usar esse montante, disponível num fundo de emergência, para satisfazer as necessidades "inesperadas" e "urgentes" dos afegãos.

21:21 | 16/08

É errado exigir que americanos lutem quando as tropas afegãs não lutaram, diz Joe Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta segunda-feira que recusa "repetir os erros do passado" ao continuar a mandar militares americanos para o Afeganistão.

Biden afirma que é errado exigir que os militares americanos lutem quando as tropas afegãs não lutaram.
18:49 | 16/08
Lusa

Governante britânico emociona-se ao admitir que alguns ficarão para trás

O secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, afirmou hoje que estão a ser feitos esforços para retirar o pessoal britânico em Cabul e os seus parceiros afegãos, mas admitiu, retendo as lágrimas, que "algumas pessoas não voltarão".
18:32 | 16/08
Correio da Manhã

Retirar “o máximo de pessoas” de Cabul é prioridade da Alemanha

A chanceler alemã Angela Merkel revelou esta segunda-feira que está a coordenar com o presidente francês, Emmanuel Macron, a retirada de cidadãos europeus da capital afegã, Cabul.
17:26 | 16/08
Lusa

Joe Biden emite hoje uma declaração

O Presidente norte-americano, Joe Biden, emite esta segunda-feira uma declaração sobre a situação no Afeganistão, a partir da Casa Branca, anunciou a Presidência hoje em comunicado.

17:26 | 16/08

Voos militares e comerciais suspensos no aeroporto de Cabul

O Pentágono disse esta segunda-feira que todos os voos militares e comerciais foram suspensos no aeroporto de Cabul.
16:57 | 16/08
Lusa

Mundo deve unir-se para combater “ameaça terrorista” no Afeganistão, diz António Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou esta segunda-feira à comunidade internacional para se unir para "remover a ameaça terrorista" no Afeganistão, após o regresso ao poder dos talibãs no país.
16:56 | 16/08

Passageiros caem em pleno voo após se agarrarem ao exterior de avião que descolou do aeroporto de Cabul

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento em que duas pessoas caem de um avião que tinha acabado de descolar do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

A carregar o vídeo ...
16:46 | 16/08
Lusa

Sete mortos no aeroporto de Cabul, alguns caíram de avião em voo

Pelo menos sete pessoas morreram esta segunda-feira no aeroporto de Cabul quando tentavam fugir dos talibãs, incluindo várias que alegadamente caíram de um avião em voo, com testemunhas a admitirem troca de tiros entre norte-americanos e rebeldes.
12:02 | 16/08

Reunião extraordinária de chefes da diplomacia da UE na terça-feira para discutir crise

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa convocou uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 para terça-feira para discutir a situação no Afeganistão, onde as forças talibãs recuperaram o poder.
12:02 | 16/08

Imagens impressionantes mostram multidão agarrada a avião militar que tenta descolar do aeroporto de Cabul

Imagens impressionantes mostram o momento em que uma multidão correu à frente de um avião da Força Aérea norte-americana numa das pistas do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, de forma a impedirem que a aeronave levante voo. Nas imagens é ainda possível ver civis agarrados à parte de fora do avião.
A carregar o vídeo ...
11:58 | 16/08

Air France suspende rotas que usam o espaço aéreo afegão

A companhia aérea francesa Air France indicou que vai evitar "até nova ordem" o espaço aéreo afegão, por motivos de segurança, afetando a duração de voos para alguns destinos.  

Num comunicado enviado à agência Efe, a companhia refere que a "segurança dos clientes é um imperativo absoluto".

11:37 | 16/08

Grupo Lufthansa suspende voos no espaço aéreo afegão

A Lufthansa é o primeiro grupo de aviação europeu a suspender "até nova ordem" o sobrevoo do Afeganistão, onde as forças talibãs recuperaram o poder provocando a saída urgente de cidadãos estrangeiros.

"Todas as companhias aéreas do grupo suspenderam os voos sobre o Afeganistão até nova ordem", indicou a Lufthansa através de um comunicado enviado à agência France Presse.

11:12 | 16/08

Ministro da Defesa britânico diz que forças britânicas e NATO não vão voltar ao país para combater insurgentes

O ministro da defesa britânico anunciou que forças britânicas e NATO não vão voltar ao país para combater insurgentes. 

Os talibãs controlam agora o Afeganistão.
09:33 | 16/08

Voos comerciais suspensos no Aeroporto de Cabul

Os voos comerciais foram suspensos no Aeroporto de Cabul após cerca de duas mil pessoas terem invadido este domingo o espaço numa tentativa de fugir ao país, anunciou esta segunda-feira a autoridade do aeroporto citada pelo canal afegão TOLO News.
08:37 | 16/08

Pelo menos cinco mortos no aeroporto de Cabul. Centenas tentam entrar à força em aviões para fugir da capital

Pelo menos cinco pessoas foram mortas no aeroporto de Cabul no meio do caos gerado por centenas de pessoas que tentam fugir de Cabul tomada pelos talibãs. 

De acordo com a agência Reuters, centenas invadiram o aeroporto e tentaram entrar à força em aviões que saíam da capital afegã.
07:40 | 16/08

Talibãs declaram vitória e fim da guerra no Afeganistão

O mullah Baradar Akhund, chefe do gabinete político dos rebeldes no Qatar, anunciou o fim da guerra no Afeganistão, com a vitória dos insurgentes, após a fuga no domingo do Presidente Ashraf Ghani e a captura de Cabul.

"Conseguimos uma vitória que não era esperada", disse o antigo número dois do movimento rebelde.


07:21 | 16/08

Bandeira norte-americana retirada da embaixada de Cabul

A bandeira norte-americana foi retirada da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, numa altura em que praticamente todos os funcionários se encontram no aeroporto à espera de sair do Afeganistão, informou o Departamento de Estado.

22:15 | 15/08

António Guterres preocupado com mulheres e crianças pede aos talibãs "para protegerem vidas" no Afeganistão

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou o grupo Taliban a tomar o máximo de contenção para proteger vidas e expressou o especial preocupação com o futuro das crianças e das mulheres no Afeganistão.

Guterres participará esta segunda-feira da reunião do Conselho de Segurança.

22:06 | 15/08

Talibãs estão em negociações para formar "governo islâmico aberto e inclusivo"

Segundo um porta-voz dos talibãs relatou à Associated Press, o grupo está em negociações no Palácio Presidencial para formar governo.

Os talibãs prometem "um governo islâmico aberto e inclusivo".
21:17 | 15/08

EUA enviam mais mil militares para o Afeganistão. Total é já de seis mil

Os Estados Unidos autorizaram este domingo o envio de mais 1.000 militares para Cabul, no sentido de ajudar a retirar com segurança a embaixada americana e remover cidadãos do Afeganistão, afirmou fonte oficial da Casa Branca.

Número total é já de 6.000.

No sábado, Joe Biden já tinha enviado 5.000 militares.
19:52 | 15/08

Presidente afegão diz que fugiu do país "para evitar derramamento de sangue"

O presidente afegão, Ashraf Ghani, disse na rede social Facebook que fugiu do país "para evitar derramamento de sangue".

Ghani saiu para evitar confrontos com o Taleban que colocariam em perigo milhões de residentes de Cabul, disse num post no Facebook.

Não revelou detalhes sobre sua localização atual.

19:18 | 15/08

Duas explosões registadas perto da Embaixada dos EUA no Afeganistão e no Palácio Presidencial

Duas explosões foram relatadas este domingo, perto da embaixada dos Estados Unidos e do palácio presidencial afegão, em Cabul.

A embaixada foi evacuada. Os presentes foram encaminhados para o aeroporto.
17:13 | 15/08

O que se passa no Afeganistão?

A carregar o vídeo ...
17:11 | 15/08

Talibãs assumem controlo do palácio presidencial

Segundo a Reuters, os líderes do movimento talibã dizem ter assumido o controlo do palácio presidencial afegão.

Os membros do Governo afegão ainda não confirmaram a informação avançada pelos comandantes talibã.
17:11 | 15/08

Quem são os talibãs

Os talibãs, que invadiram este domingo Cabul e parecem próximos de retomar o poder no Afeganistão, governaram o país de 1996 a 2001, impondo uma interpretação radical da ‘sharia’ (lei islâmica).

Saiba quem são

17:09 | 15/08

Presidente do Afeganistão foge do país

O presidente do Afeganistão Ashraf Ghani abandonou o país, segundo avançam os meios de comunicação locais, numa altura em que o governo estava em negociações com os talibãs para uma transição do poder pacífica após os insurgentes terem entrado em Cabul na manhã deste domingo.

De acordo com a agência Reuters, Ghani terá ido para o Tajiquistão. A informação foi confirmada pelo ministro do interior. Segundo o TOLO, um canal de notícias afegão, o presidente poderá ainda viajar para um terceiro país. 
17:09 | 15/08

Talibãs invadem Cabul

Os talibãs já entraram em Cabul, a única grande cidade que ainda estava a ser controlada pelo governo afegão.

O anúncio foi feito esta manhã pelo ministério do Interior afegão que revelou que os talibãs começaram a entrar "por todos os lados".
Afeganistão talibãs cabul crise no afeganistão
Ver comentários