Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
8

Museu quer que artista devolva dinheiro após criar telas em branco

Nome da obra é "Take the Money and Run" (que em português significa pega no dinheiro e corre).
Correio da Manhã 30 de Setembro de 2021 às 23:16
'Take the Money and Run'
'Take the Money and Run' FOTO: Reuters

Um museu dinamarquês quer que um artista devolva cerca de 534 mil coroas suecas(cerca de 52 mil euros) que recebeu em dinheiro para recriar obras de arte com recurso a notas, depois do artista ter criado uma obra com telas em branco intitulada "Take the Money and Run". A reação do museu, até agora, tem sido confusa.

Jens Haaning, um artista dinamarquês, foi encomendado pelo Museu Kunsten a reproduzir duas de suas obras que representam o salário anual na Dinamarca e na Áustria. Porém, o artista manteve o dinheiro e produziu as telas em branco.

"Ele perturbou a minha equipa e a mim, mas também me ri porque foi uma atitude de cariz humorístico", disse Lasse Andersson, diretor do museu na cidade de Aalborg, ao jornal BBC News.

No entanto, Andersson clarificou que o dinheiro teria de ser devolvido quando a exposição terminar. "É o dinheiro do museu e temos um contrato assinado que estipula que teremos o dinheiro de volta no dia 16 de janeiro", disse.

Mas Haaning apontou que tinha pretensões de ficar com o dinheiro: "A obra transmite que eu fiquei com dinheiro". "Recomendo que outras pessoas que tenham condições de trabalho tão miseráveis quanto as minhas façam o mesmo", disse ele, acrescentando que a recriação das suas obras anteriores, seria um investimento pessoal de 25 mil coroas.

Mas Andersson refutou a alegação de Haaning de que o museu não tinha concordado em pagar-lhe de forma justa. "Acabámos de assinar um acordo com a associação de artistas dinamarquesa que aumenta o valor que os artistas recebem quando têm obras em exibição", disse ele. "Considero que Jens, de certo modo, não cumpriu com o acordo.

cultura (geral) arte museu