Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Financiamento do Estado subiu para 9700 milhões de euros no primeiro semestre

O financiamento através de títulos foi de 4.300 milhões de euros e através de empréstimos líquidos de depósitos somou 5.400 milhões de euros.
Lusa 19 de Agosto de 2021 às 13:02
Banco de Portugal
Banco de Portugal FOTO: Tiago Sousa Dias
O financiamento das administrações públicas foi de 9.700 milhões de euros no primeiro semestre de 2021, valor que compara com 8.100 milhões de euros em igual período de 2020, informou esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo os dados do BdP, desde o início do ano as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 10.000 milhões de euros e junto do exterior em 2.100 milhões de euros.

Em contrapartida, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes foi negativo em 2.400 milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 4.300 milhões de euros e através de empréstimos líquidos de depósitos somou 5.400 milhões de euros.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

O BdP atualiza as estatísticas relativas ao financiamento das administrações públicas em 21 de setembro.

Ver comentários