Fique a saber tudo sobre a formação comandada por Senol Günes, que está no Grupo A.
4 de Junho de 2021 às 15:56
Depois do 3º lugar em 2002, a Turquia não voltou a qualificar-se para um Mundial. Nos Europeus, chegou às meias-finais em 2008 e esteve presente no Euro'2016, onde se ficou pela fase de grupos. Com Senol Günes de regresso ao cargo de selecionador, a equipa passou por uma profunda renovação - dos 23 jogadores que estiveram em França, há cinco anos, só se mantêm três (Çalhanoglu, Ozan Tufan e Burak Yilmaz). Com muitos jovens de qualidade, o conjunto turco destaca-se pelo habitual espírito de luta, apresentando uma grande segurança defensiva (apenas três golos sofridos na qualificação) e promete ser um rival perigoso para qualquer seleção. É claramente candidata a passar à fase seguinte.
Em 2020, Burak Yilmaz não fez qualquer golo pela seleção mas o goleador do Lille parece atravessar agora um dos melhores fases da carreira. Peça fundamental na conquista do título francês (16 golos na Ligue 1 esta época), o veterano capitão turco é o claro líder da equipa e garantia de problemas para qualquer defesa adversária. Em março fez mesmo um hat trick frente à Holanda no apuramento para o Mundial'2022.
Em 2002 foi Senol Günes que comandou a seleção turca no Mundial, durante a sua primeira passagem pelo comando da equipa, entre 2000 e 2004. O regresso aconteceu em 2019 e carimbou o apuramento para o Europeu num grupo onde também estava a campeã mundial França, como quem não perdeu (venceu em Istambul por 2-0 e empatou a um golo em Paris). Natural de Trabzon e intimamente ligado ao clube local - foi campeão seis vezes como jogador pelo Trabzonspor e treinador da equipa em quatro períodos distintos -, Senol Günes tem agora a oportunidade de deixar marca numa fase final de Europeu depois de ter falhado o apuramento para a edição de 2004.
O avançado Cenk Tosun é uma baixa de vulto devido a lesão grave sofrida em abril, mas o ataque conta com o veterano Burak Yilmaz em grande forma. De resto, a equipa conta com muita juventude de qualidade, como Çelik, Demiral, Kabak, Yazici ou Ünder, sem esquecer nomes como Çalhanoglu ou Ozan Tufan.
A lesão grave sofrida por Cenk Tosun (rotura do tendão patelar do joelho direito, em abril), o melhor marcador da equipa na fase de apuramento (5 golos), deixou a equipa sem uma das principais armas ofensivas. Mas com o jovem Ünder e o veterano Yilmaz em grande forma esse problema acaba por ser minimizado, numa equipa compacta que vale mais pela segurança defensiva e a forma compacta como se apresenta em campo.
Se o 3º lugar do Mundial'2002 é o ponto alto da seleção turca, o melhor que conseguiu nos Europeus foi chegar às meias-finais, em 2008, quando caiu perante a Alemanha, depois batida pela Espanha na final. Esta é apenas a 5ª vez que participa numa fase final do torneio continental, não tendo passado da fase de grupos em 2016.
Integrada num complicado Grupo A, a Turquia arranca a sua aventura logo no dia inaugural da prova, defrontando em Roma a congénere da Itália, a 11 de junho. De Roma os turcos rumam a Baku, onde a 16 enfrentam o País de Gales e a 20 a Suíça. Se um resultado negativo diante da Itália não será problemático, falhar em algum dos encontros seguintes é quase proibido.
O antigo guardião Rüstü Reçber e o ex-goleador Hakan Sükür continuam sem rivais à altura, principalmente depois de Arda Turan ter deixado de ir à seleção depois de chegar à 100ª internacionalização no Mundial'2018, com 31 anos. Da atual seleção, quem mais se aproxima do topo é o veterano Burak Yilmaz, mas nem ainda chegou aos 70 jogos.
O lendário Hakan Sükür continua a ser um caso à parte nesta categoria, liderando destacado uma lista em que Burak Yilmaz já surge em 2º posto e com possibilidade de se aproximar mais do topo. De resto, Cenk Tosun e Arda Turan também seguem no ativo, embora o primeiro tenha sofrido uma grave lesão e o segundo não jogue pela seleção desde 2017.
1. Hakan Sükür, 51 golos 2. Burak Yilmaz, 28 3. Tuncay Sanli, 22 4. Lefter Küçükandonyadis, 21 5. Nihat Kahveci, Cemil Turan e Metin Oktay, 19 8. Cenk Tosun, 18 9. Arda Turan, 17 10. Zeki Riza Sporel, 15Nota: todos os dados presentes nesta página estão atualizados até dia 25 de maio de 2021.