Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

“Sempre desejei um disco só em português”: Rita Redshoes lança primeiro álbum na língua de Camões

Cantora diz que língua portuguesa é difícil de musicar, mas muito rica.
Miguel Azevedo 19 de Julho de 2021 às 10:11
Rita Redshoes
Rita Redshoes FOTO: FPF
Treze anos depois de ter iniciado carreira e após quatro discos gravados em inglês, Rita Redshoes prepara-se para fazer a sua estreia inteiramente em português.

O novo álbum, ‘Lado Bom’, é, como diz a cantora, “um disco sobrevivente” nestes tempos de pandemia e que depois de ter sido adiado por várias vezes vai finalmente ver a luz do dia na segunda quinzena de setembro.

O trabalho é todo ele inspirado na “experiência da maternidade” vivida pela cantora desde 2018. “Acho que esta temática o torna intemporal, porque isto de ser mãe é algo que me vai acompanhar para o resto da vida”, diz Rita Redshoes, que encontrou agora nova motivação para escrever na língua de Camões.

“É sem dúvida uma língua mais difícil de musicar mas é muito rica, com um universo enorme para explorar. Há um peso maior porque é a nossa língua mas há muito que eu desejava fazer um disco só em português”, revela a cantora, que no último ano e meio também sentiu a crise do setor da cultura bem de perto por causa da pandemia. “Perdi a conta aos concertos que desmarquei” diz.

“Uma coisa é não haver trabalho, outra é não podermos trabalhar. Pensei que a esta altura já estaria tudo mais normalizado, mas este é um setor muito frágil e por isso estamos a passar por grandes dificuldades”.

pormenores
Participação especial
Com produção de Mikkel Solnado e Left, o novo disco de Rita Red Shoes, ‘Lado Bom’, conta com 12 temas e uma participação especial de Camané.

Nome artístico
Rita Redshoes é o nome artístico de Rita Pereira, que nasceu em Lisboa a 10 de julho de 1981. É inspirado no filme ‘O Feiticeiro de Oz’ e no clássico ‘Let’s Dance‘, de David Bowie.

Licenciada em Psicologia
A par da música, Rita Pereira é também licenciada em Psicologia Clínica e estudou canto lírico e piano.
Rita Redshoes Camões Lado Bom Rita Pereira artes cultura e entretenimento música
Ver comentários