Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Apple anuncia que vai analisar fotografias para combater abuso de menores

Conhecida multinacional tecnológica quer examinar imagens dos iPhones e da iCloud. Decisão tem gerado controvérsia entre os clientes.
Correio da Manhã 11 de Agosto de 2021 às 18:19
A Apple quer verificar as imagens dos seus clientes.
A Apple quer verificar as imagens dos seus clientes. FOTO: Reuters

A marca Apple anunciou na passada segunda-feira que vai analisar todas as galerias de imagem e o serviço online de armazenamento iCloud dos utilizadores dos seus produtos. O objetivo da empresa é verificar se existem vestígios de fotografias de abuso infantil.

Face a esta decisão, os especialistas de segurança online reagiram e declararam que investigar os telemóveis, tablets e computadores dos clientes é um plano evasivo em termos de privacidade por parte da Apple.

Os especialistas alertam ainda que cerca de metade dos vestígios encontrados que se relacionem com o abuso de menores estão em vídeo, formato que não vai ser analisado pela multinacional tecnológica.

A Apple alega que o processo de verificação das imagens é seguro e que não compromete a privacidade de nenhum dos seus clientes Mesmo assim, os utilizadores de produtos da marca mostram-se bastante preocupados com o impacto desta decisão.

Assim sendo, foi criada uma carta aberta para mostrar o descontentamento dos clientes. Os mais de 6 mil signatários querem que a empresa pare imediatamente com a implementação deste sistema porque consideram que é uma clara violação ao seu direito de privacidade.

Apesar disto, os funcionários da Apple anunciaram que no próximo mês de outubro será lançado o novo sistema operativo iOS 15, que já verificará as galerias de imagem existentes nos dispositivos dos diversos utilizadores.

Ver comentários